quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Seu trabalho te estressa? Saiba como lidar com isso!

Palestrante Jerônimo Júnior em ação com o personagem Jorge Sarrafo

“Esse trabalho me estressa”! Quem nunca pensou ou até disse isso em voz alta pelo menos uma vez na vida? A afirmação é totalmente compreensível hoje em dia, afinal, a pressão no ambiente corporativo tem se tornado cada vez maior, com metas ousadas e cobranças frequentes dos gestores. Mas simplesmente pensar, ou falar em voz alta, que sua função é estressante não vai te ajudar em nada. É preciso controlar isso e usar a irritação a seu favor. Mas como?

O publicitário e palestrante Jerônimo Júnior dá algumas dicas importantes. “Em uma de minhas palestras o personagem Jorge Sarrafo, que é um atendente de call center, buscou qualidade de vida por meio da luta no UFC. E ele aborda o Gerenciamento de Estresse e as Atitudes Positivas Frente à Mudança, seja na empresa ou na vida pessoal. Eu consigo fazer um comparativo inusitado com as ‘5 velocidades do Créu’. O estresse é semelhante, também tem 5 níveis. E vai aumentando se a pessoa não controlá-lo”, afirmou.

O primeiro nível, de acordo com o palestrante, é o mais simples. “Nele a pessoa consegue facilmente contorná-lo, não deixando passar para os demais níveis. Os sintomas do nível 1 são: discussão de casal, estresse no trânsito, entre outros”, disse. 

Esse controle, segundo ele, é de extrema importância no ambiente de trabalho. “Caso a pessoa deixe o estresse tomar conta da rotina, os níveis vão se intensificando com o passar do tempo, chegando a índices, ou ‘velocidades, como no Créu’, maiores”, afirmou.

No nível 2, por exemplo, a pessoa esquece onde estacionou o carro, no nível 3, sonha que está no trabalho; no nível 4 já não consegue mais dormir e quando chega à velocidade 5 poderá ter um infarto ou até um AVC.


Então, como não se estressar?

Segundo especialistas, uma pessoa estressada, muitas vezes, precisa de um tempo maior para realizar uma tarefa no trabalho, por conta da dificuldade de concentração. “Já uma pessoa mais calma, além de conseguir fazer a mesma atividade em um tempo menor, faz com mais cuidado e atenção”, concluiu Jerônimo Júnior.

Abaixo, confira alguns pontos importantes a serem observados na rotina do trabalho para que você não se estresse.


Dicas para não se estressar no trabalho

1.   Pense antes de agir! Não vá reagindo automaticamente a tudo. Quando uma situação difícil surgir, pense em como esta pode ser administrada e as formas com que você pode lidar de maneira positiva.

2.   Se aproxime de pessoas positivas.

3.   Procure ser flexível, buscando se adaptar às novas situações.

4.   Escute as pessoas. Não ignore seus colegas e busque participar mais.

5.   Diversifique. Se possível, procure fazer seu trabalho de forma diferente a cada dia para que não se torne uma rotina.

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Fonte: Divulgação

Foto: Mauro Marques

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