segunda-feira, 13 de julho de 2015

Cabelos cacheados por Nathalia Divina

Cabelos cacheados da Nathalia, após secarem naturalmente!

Por Nathalia Divina
Médica em Goiânia (GO) e parceira da Penteadeira!

"Olá leitoras! Estou aqui de volta para falar de um assunto muito interessante! A nossa querida blogueira Larissa tem os cabelos lisos e negros como os de Iracema, então resolvi dar uma mãozinha e trazer dicas para quem tem cabelos cacheados! Mas calma! Você, mocinha de cabelo liso que já ia fechar o blog e desistir da leitura, persista! Acontece que a maioria das dicas serve pra todo mundo, afinal, cabelo é cabelo, independente da estrutura!

Esse assunto é muito extenso e complexo, então achei por bem fazermos uma sequência de publicações, senão provavelmente ninguém conseguiria chegar ao final de um texto de quase dez páginas sem me detestar... hehehe...

Cabelos secando no sol fraquinho!

Pra hoje pensei em contar um pouco da minha experiência pessoal e mostrar como está meu cabelo atualmente. Tenho cachos. São cachos de tamanho médio a grande, provenientes de papi. Mami tem o cabelo lisinho, e daí tive muita dificuldade pra aprender a lidar com meu cabelo. Queria pentear, não gostava de volume, não sabia cuidar do frizz e, chegando na adolescência, tive todos os dias de "bad hair day". 

Uma coisa que me movia e me intrigava é que eu nunca quis ter cabelo liso. Sempre gostei dos meus cachos, seguia em frente com eles, exceto em dias de festa, formatura, casamento, em que o jeito era ir no salão fazer escova.

Muitas pessoas acreditam que cabelo cacheado é sempre ressecado e isso não é verdade. Os cachos ou a ausência deles refletem simplesmente a estrutura do cabelo, é apenas uma questão de anatomia. 

   Hum!! Viu só?? Tem que conhecer direitinho seu cabelo!
       By "Iracema" ou Larissa da Penteadeira rss...


É importante conhecer seu tipo de cabelo e o tipo do fio, de modo a escolher produtos adequados e tomar cuidados específicos. Cabelos mais grossos tendem a precisar de mais tempo para absorver produtos, como hidratantes, enquanto cabelos mais finos costumam precisar de mais proteção solar. Cabelos oleosos ou secos também tem suas particularidades de produtos e cuidados. 

Problemas no couro cabeludo, por exemplo dermatite seborreica, também devem ser avaliados com atenção, e nesse caso, recomendo uma avaliação especializada com um dermatologista, para um diagnóstico adequado e tratamento eficaz.

O que vou oferecer aqui são coisas que percebi que me ajudaram, e que podem ajudar a outras pessoas também. Nem sempre tudo o que me ajudou vai ser bom pra todo mundo, e acho que ainda existem muitas coisas que eu nem descobri! Mas por enquanto podemos ir trabalhando com isso...

Tenha uma rotina de cuidados com os cabelos.

Minha rotina de cuidados atualmente consiste em lavar e hidratar em casa, alimentação adequada (juro que faço o melhor que o meu paladar infantilizado permite!), e alguns cuidados específicos no dia-a-dia. Trabalho com o cabelo preso, e aí vai a primeira dica: quanto mais frouxo for o penteado, menores serão as marcas no cabelo depois que soltar, e menor também será a quebra dos fios.

Outro diferencial muito importante para quem tem cachos: pentear o cabelo cacheado aumenta a eletricidade estática e faz um fio ficar mais afastado do outro, aumentando o volume e o frizz. Pra nós, modelagem com as mãos! Pente só para desembaraçar, e essa dica ficará para o próximo tópico, sobre a lavagem!

Assim como tomar sol em horários inadequados faz mal para nossa pele, também faz mal para o cabelo, e esse é outro dos cuidados diários. Uso o calorzinho do sol para ajudar a secar, mas na minha rotina prefiro ficar na sombra. Ao escolher uma mesa de restaurante pra sentar, por exemplo, ou ao caminhar pela rua. 

Existem muitos produtos com proteção solar disponíveis no mercado, mas a maioria deles é comercializada no verão, então podemos dar uma ajudinha pensando nas nossas madeixas e em como protegê-las!

Para dormir, a escolha da fronha pode influenciar na beleza do seu cabelo! Da mesma forma que a fricção do pente pode produzir eletricidade estática, a fricção do cabelo contra uma fronha de algodão, e principalmente aquelas de algodão com poliéster, também causa esse efeito! Fronhas de seda ou cetim reduzem o problema. Particularmente não me adaptei com essa dica, pois não acho muito conforto em roupas de cama escorregadias, no meu caso fiquei com as de algodão 100% mesmo. 

Óh! Fica de olho que tem mais dica boa!

Sempre soltar o cabelo na hora de dormir! Aumenta a bagunça que temos que arrumar de manhã, mas vale a pena! Nossos movimentos durante o sono, aliados ao cabelo preso, mesmo que seja com uma liga de elástico, podem provocar a quebra de muitos fios, principalmente aqueles que ficam mais aparentes, nas laterais da cabeça.

Além desses cuidados diários, cerca de duas vezes por ano faço uma escova progressiva. Conheço esse salão aqui em Goiânia - Club Hair - há uns cinco anos, e o resultado da escova deles no meu cabelo fica muito bom, pois meus cachos continuam presentes e reduz muito o frizz. 

Não sou daquelas pessoas de extrema direita ou extrema esquerda quando se trata de cabelo. Acho que cada pessoa encontra seu equilíbrio conforme vai se conhecendo. No meu caso, a escova progressiva funcionou bem pois me permitiu continuar com os cabelinhos cacheados, mas mesmo assim acho muito importante conhecer o produto que será usado e sua composição, certificar-se que não há formol ou seus derivados, e também ter confiança no seu cabeleireiro pra tirar todas as dúvidas antes de fazer o procedimento.

Como vocês perceberam nas fotos, faço descoloração nas pontinhas, as famosas mechinhas californianas. Adoro o resultado pela praticidade de não precisar retocar a raiz, e por dar um destaque mais bonito ainda para os cachos! As minhas são feitas sempre em Uberlândia (MG), no salão Nilanie Cabeleireiros.

Bom, estas foram as primeiras informações básicas... espero que tenham gostado e que voltem para conferir as próximas! Deixem seus comentários, dicas, dúvidas, sugestões. Teremos dicas de como lavar os cabelos, como secar, dicas de produtos, enfim, como fazer as pazes com os cachos e seguir bonita e feliz!"

Nathalia Divina, colaboradora do blog!

Confira o primeiro texto da "Tatay" aqui. Em breve mais dicas!


Fotos: arquivo pessoal da Nathalia e da Penteadeira.

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!! Fique à vontade para deixar seu comentário, é sempre bem-vindo!!

 
Design by Guilherme Maia