quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Autoestima, por Larissa Olivera


Por Larissa Olivera
Jornalista, apaixonada pelos meios de comunicação, observadora do comportamento humano. 
larissa.uberlandia@hotmail.com


Autoestima
O que é isso mesmo?

Livros, reportagens em sites, na TV, vídeos motivacionais. Tanto conteúdo por aí falando de autoestima e quando você se pergunta: será que eu tenho autoestima? Qual sua resposta? Ainda não se fez essa pergunta? Faça agora. Mas, responda francamente pra você mesmo.

Se a resposta ficou meio duvidosa, bem-vindo ao clube! A maioria de nós nem sabe direito o que é essa tal de autoestima. Pelo menos na prática não. Na teoria é só jogar naquele site e ver a definição.

Na vida real a autoestima está tão perdida quanto o famoso equilíbrio emocional. E os dois formam um casal perfeito. Perfeito não porque perfeição ainda está longe do nosso alcance. E autoestima também passa longe de perfeição.

É bom encarar a autoestima, ou amor próprio, como a saúde. Todo mundo na teoria tem não é mesmo? Mas com os descuidos diários ela vai indo embora. Se você não cuida do seu bem maior que é você mesmo, o seu “eu” vai se despedindo aos poucos e o que fica é só uma máscara social.

A busca pela autoestima virou quase uma prisão para algumas pessoas que a confundem com vaidade. Não basta ter um cabelo bonito, por exemplo, se por dentro você não está se sentindo bem. O sabor da fruta não está numa casca bonita.

É melhor trocar autoestima por autoconhecimento. Olhar pra dentro e se enxergar. Não se iludir com você mesmo. Encarar todos os defeitos e qualidades que você sempre teve e não quis encarar. É melhor trabalhar com a verdade e a humildade. Esse é o melhor caminho para cuidar da autoestima, do equilíbrio e da vida.

Procurar defeitos nos outros para tentar esconder os nossos é fácil. Mas a gente esquece que críticas são espelhos e mostram quem nós somos de verdade. Olha aí um segredinho do autoconhecimento. Tente ver você no espelho da vida. E tente melhorar a sua imagem nele. Pois você é só um reflexo de tudo que passou pela vida. Use suas sombras ao seu favor. Se fortaleça. Cuide de você como se fosse o maior amor da sua vida. Fique bonito aos seus olhos! Afinal de contas, é isso que importa.


Foto: internet

0 comentários :

Postar um comentário

Muito obrigada pela visita!! Fique à vontade para deixar seu comentário, é sempre bem-vindo!!

 
Design by Guilherme Maia